O SOM DO CORAÇÃO

O SOM DO CORAÇÃO
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração. Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre." (Clarice Lispector)

PARCEIROS DO CORAÇÃO

quarta-feira, 13 de julho de 2011

ESCUTATÓRIA

Sempre vejo anunciados cursos de oratória.
Nunca vi anunciados do curso de escutatória.Todo mundo quer aprender a falar.Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular. 
"Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito; é preciso também que haja silêncio dentro da alma". Daí a dificuldade: a gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração e precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor.Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio de dentro. Ausência de pensamentos. E aí,quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia antes.Eu comecei a ouvir. 
Fernando Pessoa conhecia a experiência, e se referia a algo que se ouve nos interstícios das palavras, no lugar onde não há palavras. A música acontece no silêncio. A alma é uma catedral submersa. No fundo do mar,quem faz 
mergulho sabe a boca fica fechada.Somos todos olhos e ouvidos. 
Para mim, Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também. Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto. 
(Rubem Alves)

8 comentários:

  1. E quando meus olhos fecho, vejo maravilhas
    Ao Som do Coração ouço o inaudivel
    A sinfonia regida pela natureza pode ser bela no mais completo caus urbano... é dentro de ti, de mim que as partituras encontram o completo enredo...
    Ouvir pelos poros,receptores sensorias espalhados e camuflados pela extensão da pele...
    ouvir pelo embaraço dos traços amassados pela dor
    Ouvir, pelo simples ato de calar... e doar e assim receber

    Beijos dAs Cores que Sou em SolMaior...

    ResponderExcluir
  2. Olá IT!
    Boa noite. Abre um curso desses de escutatória, eu mesmo aqui na distancia inscrevo-mo, e tenho quase a certeza que serei um bom aluno, sou por natureza um bom gestor de silêncios, e sei que às vezes nem é preciso falar, para se dizer muita coisa.
    Eu tenho uma família muito grande, e juntamos-nos várias vezes durante o ano, eu sinto-me bem estar junto deles, mas quando começam todos a falar ao mesmo tempo, é uma grande confusão para mim,e fico calado, simplesmente ouvido, e procuram eles Zé o que é que tu achas, e eu responde neste momento não acho nada.

    Um beijinho grande grande,
    José.

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga

    E tantas coisas temos perdido:
    ouvir,
    sentir,
    partilhar,
    silenciar...

    E em tempos de egoísmo e solidão,
    muitas vezes apenas
    ouvimos ou queremos que se escute
    a nossa voz, somente...

    Que os sonhos te envolvam
    a vida, sempre...

    ResponderExcluir
  4. Sensacional, já conhecia, mas adorei reler!
    Beijo, beijo! ;)
    She(ila)

    ResponderExcluir
  5. Hoje estou aqui para agradecê-la, obrigada pela sua companhia mesmo qdo estou ausente, é gratificante para mim saber que posso contar com ela, meu muito obrigada It, logo falarei o motivo de estar ficando tanto ausente assim, é contra a minha vontade.

    Um gde abraço.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  6. Querida,Irlene. Completando comentário em seu outro blog, como diz um ditado:"a gente tem uma boca e duas orelhas, é para falar menos e ouvir mais". Sobre o vermelho fiz mesmo de propósito para aparecer mais um pouquinho, então tinha que fazer diferente, né? Beijossssss

    ResponderExcluir
  7. É amiga, saber ouvir tem seus encantos.È um exercício de equilibrio, de solidariedade e sobretudo de desapego a individualidade.
    Adorei o texto do Post.Você sempre nos surpreendendo com o som do teu coração.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga,
    passando aqui para te desejar uma ótima semana. Adorei o texto, muito importante. bjus...

    ResponderExcluir

Deixe aqui o "som do seu coração"